O Rotary Conheça um pouco da história e os desafios do Rotary Internacional.

O que é Rotary?

Oficialmente é definido como uma organização internacional composta de homens e mulheres de negócios e de profissões diversificadas, que no mundo inteiro, prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa-vontade no mundo.

Administração do Rotary

O Rotary International é uma associação com mais de 1 000.000 rotarianos, distribuídos em cerca de 30 mil clubes em 163 países do mundo. É dirigido por um Conselho Diretor formado por um Presidente, um vice, um Presidente Eleito, um Presidente Indicado, um diretor tesoureiro e 15 diretores, estes, eleitos para um mandato de dois anos.

O Distrito é uma área geográfica na qual está sediado um determinado número de Rotary Clubs. Existem 530 distritos no mundo, sendo 38 no Brasil. Nosso distrito o 4620 abrange parte da Região Oeste do Estado de São Paulo. Cada Distrito tem um Governador que supervisiona a administração dos clubes. Cada Clube é dirigido por um Conselho Diretor composto do Presidente, Presidente Eleito, um ou mais vice, o Secretário, o Tesoureiro, o Diretor de Protocolo.

EMBLEMA ROTÁRIO

Os 24 dentes representam as 24 horas do dia.

Cada Rotariano deve viver o Rotary em ação e pensamento durante todas as horas.

Os 6 raios representam as qualidades essenciais do rotariano:

• Família: Ser um bom chefe de família.
  • Ação: Cumprir os deveres de cidadão.
  • Amizade: Cultivar a capacidade de fazer e manter amigos.
  • Profissão: Seguir a ética profissional, agindo de acordo com os princípios do Rotary.
  • Religião: Respeitar normas e princípios religiosos.
  • Instituição: Manter a integração no movimento Rotário, cooperando.
A cor de ouro evoca a nobreza e legitimidade dos propósitos.

A cor azul lembra o firmamento, indicando a universalidade e a elevação dos mesmos propósitos.

A Fundação do Rotary

O Rotary foi fundado em 23 de fevereiro de 1905 na cidade de Chicago - Estados Unidos da América do Norte. A primeira reunião foi realizada na sala 711 do Edifício Unity, na Rua Dearborn, 127 em Chicago, participando: Gustav Lechr, engenheiro civil (proprietário da sala); Paul Percy Harris, advogado (idealizador e fundador); Hiran Shorey, alfaiate e Silvestre Shiele, distribuidor de carvão.

Rotary em inglês, significa rotativo, giratório. Os sócios fundadores optaram por esse nome, porque as primeiras reuniões foram em rodízio, cada vez num lugar escolhido por cada um dos membros associados, com o objetivo de um maior estreitamento do companheirismo, sendo talvez, esta a "célula" que tem gerado através dos anos, o maravilhoso trabalho que Rotary oferece ao mundo.

Pronúncia

A forma mais aproximada da pronúncia em inglês é rôuteri, mas há entre nós - brasileiros - inteira liberdade de pronúncia da palavra Rotary, razão porque muitos rotarianos, notadamente os sulinos, preferem a pronúncia aportuguesada rótari.

A forma inglesa rôuteri nos induz a pronunciar o adjetivo international também em inglês, dificultando, sobremodo, aqueles que não falam tal idioma. Não há, como se vê, pronúncia padrão, embora a língua considerada oficial do Rotary lnternational seja a língua inglesa.

Lexicólogos, consultados a este respeito, alegam que o termo é genuinamente anglo-saxônico, e por isso aconselham a forma rótarí, porquanto o vocábulo vem do latim: ROTA, onde a pronúncia da primeira vogal do dissílabo deve ter um acentuação prolongada e aberta.

A PROVA QUÁDRUPLA

A Prova Quádrupla foi criada em 1932, pelo rotariano Herbert J. Taylor, que também foi Presidente do Rotary International. Ela foi adotada pelo Rotary International em 1943, é amplamente divulgada pelos Rotary Clubs no mundo, e tem como objetivo desenvolver e manter altos padrões de ética nas relações humanas.

Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos.

1. É a VERDADE?
  2. É JUSTO para todos os interessados?
  3. Criará BOA VONTADE E MELHORES AMIZADES?
  4. Será BENÉFICO para todos os interessados?

Lemas Rotários

A partir de 1954 - 1955, quando o presidente Herbert Taylor, autor da Prova Quádrupla, apresentou seis objetivos para o seu ano rotário, cada presidente criou uma frase, um lema para ser seguido durante o ano rotário.
Seja um Presente para o Mundo
O lema anual é uma espécie de bússola que nortea o trabalho rotário na busca de um objetivo comum, proposta pela pequena mensagem de estímulo e de incentivo a todos os rotarianos.

Ver Todos os Lemas Rotários